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PROJETO
CONSTRUINDO NOSSA FAMÍLIA
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AÇÃO:
Programação Dia das Mães
Ø OBJETIVO:
Fortalecer o convívio familiar entre
mães e filhos através de brincadeiras e momentos de risos juntamente com a
equipe escolar.
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Data:
03 a 04/05/2013 a partir das 8h
PRÉ I
PRÉ I
PRÉ I
PRÉ I
PRÉ I
PRÉ I
PRÉ I
PREMIAÇÃO DAS NOSSAS MÃMÃES
PRÉ II
PRÉ II
PRÉ II
PRÉ II
UMA ALEGRIA SÓ!
QUANTOS PRESENTES!!!
MUITA EXPECTATIVA!
MI
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MII
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MII
PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
CMEI CANTINHO DO SABER
PROJETO
CONSTRUINDO NOSSA FAMÍLIA
ÁREA: IDENTIDADE E AUTONOMIA
TEMPO: FEVEREIRO, MAIO, AGOSTO, OUTUBRO E DEZEMBRO
PÚBLICO ALVO : Maternal I, Maternal II, Pré I e Pré II
PALMAS-TO
2013
1.
APRESENTAÇÃO
O presente projeto pretende interagir
com as crianças sobre o significado da família, seus componentes, quem faz
parte, quem mora na casa, o papel da mamãe, do papai e dos avós (sejam
biológicos ou não). Enfim, de todos os que compõem a casa, com vistas a
demonstrar para a mesma que a sua casa é um lugar seguro, e assim, contribuir
para o seu desenvolvimento psicológico, motor, físico,
intelectual, social e espiritual.
Na construção de valores não só a
família desempenha um papel importante, como também a escola no desenvolvimento
de atividades lúdico-pedagógicas que norteiem a formação do caráter, da conduta
e do ser humano em sua totalidade.
Diante disso, e escola em parceria com a
família se fortalece nessa construção, privilegiando atividades para a
construção da identidade, auto-afirmação e auto-estima da criança.
2. JUSTIFICATIVA: Proporcionar às crianças o entendimento
(o vivenciar) e o significado da construção de sua identidade e de sua família
em parceria com o CMEI.
3. OBJETIVO GERAL:
·
Entender
o significado e a importância da participação da Família nos eventos escolares,
como também na construção dos valores para a formação integral da identidade da
criança e no desenvolvimento de suas potencialidades.
4.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Pesquisar
as tradições em diversos países do mundo, como se comemora as reuniões
familiares, e dia das mães etc;
- Envolver a família nos eventos escolares;
- Trabalhar os valores em sala de aula;
- Reconhecer a figura do pai, mãe, avós, irmãos;
- Identificar os símbolos da família e reconhecer
seus significados;
- Desenvolver o gosto pela
leitura juntamente com a família;
- Desenvolver a linguagem oral e
a escrita, a coordenação motora ampla e a fina, a percepção, a atenção e a
observação;
- Estimular o ritmo e desenvolver
o gosto por poemas e músicas;
- Proporcionar liberdade de
auto-expressão;
- Participar de jogos,
brincadeiras e de atividades que contribuam para a formação do caráter da
criança e seu desenvolvimento psico-motor-cognitivo e lógico-matemático;
- Possibilitar habilidades com as
mãos;
- Desenvolver o espírito criador;
- Conhecer os símbolos pascoais e natalinos;
- Participar das comemorações alusivas aos Dias
das Mães, Dia dos Pais, Dia da
Criança, Semana do Bebê, Jogos da Infância, Festa Natalina e Formatura do
Pré-Escolar;
4. CONTEÚDOS
4.1 Conceituais:
- Conhecer a origem da Família, sua identidade,
como também o sentido da Páscoa e a do Natal.
- Perceber que é muito bom realizar boas ações,
viver no convívio familiar e que isto nos faz sermos pessoas melhores.
4.2 Procedimentais:
- Dramatização;
- Memorização de quadrinhas;
- Cantar músicas referentes ao tema;
- Elaborar textos;
- Pesquisas;
- Confeccionar bonecas de sucatas;
- Confeccionar cartazes e paineis;
- Recortar e fazer colagem;
- Fazer dobraduras.
4.3. Atitudinais:
·
Participação
nas atividades propostas;
·
Posicionar-se
de forma crítico diante do comércio que envolve a Páscoa e o Natal;
·
Conscientização
da importância do significado da Família em nossa vida.
·
Adquirir
o hábito das boas ações de forma espontânea e rotineira.
- ETAPAS PREVISTAS:
- Adaptação ao ambiente escolar;
- Páscoa Solidária;
- Festa do Dia das Mães;
- Festa do Dia dos Pais;
- Semana da criança e Jogos da Infância;
- Semana do Bebê;
- Dia da Família;
- Formatura do Pré-Escolar II;
- Festa do Natal
REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS
BRASIL. Ministério de
Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para educação infantil.
Brasília, DF: MEC, 1998.
BRASIL. Ministério da
Educação e do Desporto. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil. Parecer CEB nº 022/98 aprovado em 17 de
dezembro de 1998. Relator: Regina Alcântara de Assis. Brasília, DF, 1998.
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