quinta-feira, 16 de maio de 2013

DIA DAS MÃES


Ø      PROJETO CONSTRUINDO NOSSA FAMÍLIA
Ø      AÇÃO: Programação Dia das Mães
Ø OBJETIVO: Fortalecer  o convívio familiar entre mães e filhos através de brincadeiras e momentos de risos juntamente com a equipe escolar.
Ø      Data: 03 a 04/05/2013 a partir das 8h

 PRÉ I 
  PRÉ I 
  PRÉ I 
  PRÉ I 
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  PRÉ I 
  PRÉ I 
 PREMIAÇÃO DAS NOSSAS MÃMÃES





 PRÉ II
  PRÉ II
  PRÉ II
  PRÉ II

 UMA ALEGRIA SÓ!

 QUANTOS PRESENTES!!!



 MUITA EXPECTATIVA!

MI 
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PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
CMEI CANTINHO DO SABER



PROJETO
CONSTRUINDO NOSSA FAMÍLIA




ÁREA: IDENTIDADE E AUTONOMIA
TEMPO: FEVEREIRO, MAIO, AGOSTO, OUTUBRO E DEZEMBRO
PÚBLICO ALVO : Maternal I, Maternal II,  Pré I e Pré II


PALMAS-TO
2013

1.      APRESENTAÇÃO
         
        O presente projeto pretende interagir com as crianças sobre o significado da família, seus componentes, quem faz parte, quem mora na casa, o papel da mamãe, do papai e dos avós (sejam biológicos ou não). Enfim, de todos os que compõem a casa, com vistas a demonstrar para a mesma que a sua casa é um lugar seguro, e assim, contribuir para o seu desenvolvimento psicológico, motor, físico, intelectual, social e espiritual.
       Na construção de valores não só a família desempenha um papel importante, como também a escola no desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas que norteiem a formação do caráter, da conduta e do ser humano em sua totalidade.
      Diante disso, e escola em parceria com a família se fortalece nessa construção, privilegiando atividades para a construção da identidade, auto-afirmação e auto-estima da criança.

2. JUSTIFICATIVA: Proporcionar às crianças o entendimento (o vivenciar) e o significado da construção de sua identidade e de sua família em parceria com o CMEI.

3. OBJETIVO GERAL:
·         Entender o significado e a importância da participação da Família nos eventos escolares, como também na construção dos valores para a formação integral da identidade da criança e no desenvolvimento de suas potencialidades.

4.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Pesquisar as tradições em diversos países do mundo, como se comemora as reuniões familiares, e dia das mães etc;
  • Envolver a família nos eventos escolares;
  • Trabalhar os valores em sala de aula;
  • Reconhecer a figura do pai, mãe, avós, irmãos;
  • Identificar os símbolos da família e reconhecer seus significados;
  • Desenvolver o gosto pela leitura juntamente com a família;
  • Desenvolver a linguagem oral e a escrita, a coordenação motora ampla e a fina, a percepção, a atenção e a observação;
  • Estimular o ritmo e desenvolver o gosto por poemas e músicas;
  • Proporcionar liberdade de auto-expressão;
  • Participar de jogos, brincadeiras e de atividades que contribuam para a formação do caráter da criança e seu desenvolvimento psico-motor-cognitivo e lógico-matemático;
  • Possibilitar habilidades com as mãos;
  • Desenvolver o espírito criador;
  • Conhecer os símbolos pascoais e natalinos;
  • Participar das comemorações alusivas aos Dias das Mães, Dia dos Pais, Dia  da Criança, Semana do Bebê, Jogos da Infância, Festa Natalina e Formatura do Pré-Escolar;

4.  CONTEÚDOS

4.1 Conceituais:
  • Conhecer a origem da Família, sua identidade, como também o sentido da Páscoa e a do Natal.
  • Perceber que é muito bom realizar boas ações, viver no convívio familiar e que isto nos faz sermos pessoas melhores.

4.2 Procedimentais:

  • Dramatização;
  • Memorização de quadrinhas;
  • Cantar músicas referentes ao tema;
  • Elaborar textos;
  • Pesquisas;
  • Confeccionar bonecas de sucatas;
  • Confeccionar cartazes e paineis;
  • Recortar e fazer colagem;
  • Fazer dobraduras.




4.3. Atitudinais:
·         Participação nas atividades propostas;
·         Posicionar-se de forma crítico diante do comércio que envolve a Páscoa e o Natal;
·         Conscientização da importância do significado da Família em nossa vida.
·         Adquirir o hábito das boas ações de forma espontânea e rotineira.

  1. ETAPAS PREVISTAS:
  • Adaptação ao ambiente escolar;
  • Páscoa Solidária;
  • Festa do Dia das Mães;
  • Festa do Dia dos Pais;
  • Semana da criança e Jogos da Infância;
  • Semana do Bebê;
  • Dia da Família;
  • Formatura do Pré-Escolar II;
  • Festa do Natal


REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS
BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília, DF: MEC, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer CEB nº 022/98 aprovado em 17 de dezembro de 1998. Relator: Regina Alcântara de Assis. Brasília, DF, 1998.











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