segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Trânsito Feliz!!!






CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
CANTINHO DO SABER

PROJETO TRÂNSITO FELIZ:

APRENDER A CONVIVER COM O TRÂNSITO



                      
ÁREA: NATUREZA E SOCIEDADE
TEMPO: SETEMBRO
PÚBLICO ALVO : Maternal I, Maternal II, Pré I e Pré II


PALMAS-TO
2013




      1. Apresentação

O projeto Trânsito Feliz constitui-se numa série de ações didático-pedagógicas contemplando a educação para o trânsito na Educação Infantil.
Essas ações devem acontecer na escola de forma contínua, mas com maior intensidade durante a Semana Nacional do Trânsito (18 a 25  de setembro).

2. Justificativa:
Tendo em vista a determinação da lei associada aos sentimentos de melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar e, principalmente, a formação de cidadãos conscientes, o projeto propõe por meio de seus objetivos pedagógicos concretizar uma relação harmoniosa entre crianças, professores, auxiliares e direção da escola envolvidas no sentido de assegurar a qualidade de vida urbana e de ambientes por onde venham a transitar pessoas e veículos.
Construir o conhecimento dos princípios essenciais de segurança no trânsito com educandos, educadores e a comunidade escolar, conscientizando-os sobre a importância de manterem as suas integridades físicas e a de seus semelhantes, quando estiverem utilizando as vias públicas, torna-se imprescindível nos dias de hoje.
É dentro desses propósitos que este projeto será desenvolvido.  

3. Objetivo geral:

Educar para o trânsito por meio da obtenção do conhecimento de temas relativos aos problemas que envolvem a relação do homem com o trânsito.

 4. Culminância do Projeto:

No dia 28/09/2012 todas as turmas deverão brincar no pátio da escola – andar (a pé e/ de carrinho ou bicicleta ou velocípede) por cima da pista desenhada, faixa de pedestre, conhecer algumas faixas, dentre elas o semáforo, cantar a música ‘motorista olhe a pista ‘. Deve ser utilizado o apito para chamar a atenção das crianças e ser contado numa rodinha um conto que valoriza a vida no trânsito.
5. Avaliação
 Se esses procedimentos aflorarem como um conhecimento construído, é porque os objetivos foram alcançados. Em caso contrário, deve-se verificar, com as crianças, que medidas devem ser tomadas para que o conhecimento desses procedimentos seja construído. Neste caso, o educador tem um papel primordial de ter em mãos todo o desenvolvimento das etapas do projeto e verificar onde ocorreu a falha, e dela própria partir a reconstrução do conhecimento. Aconselha-se que esta ação seja percebida no momento e que não exista uma lacuna de tempo.



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