CENTRO
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
CANTINHO DO
SABER
PROJETO TRÂNSITO FELIZ:
APRENDER A
CONVIVER COM O TRÂNSITO
ÁREA: NATUREZA E
SOCIEDADE
TEMPO: SETEMBRO
PÚBLICO ALVO :
Maternal I, Maternal II, Pré I e Pré II
PALMAS-TO
2013
1. Apresentação
O projeto Trânsito Feliz
constitui-se numa série de ações didático-pedagógicas contemplando a educação
para o trânsito na Educação Infantil.
Essas ações devem acontecer na escola
de forma contínua, mas com maior intensidade durante a Semana Nacional do
Trânsito (18 a
25 de setembro).
2. Justificativa:
Tendo em vista a determinação da lei
associada aos sentimentos de melhoria da qualidade de vida da comunidade
escolar e, principalmente, a formação de cidadãos conscientes, o projeto propõe
por meio de seus objetivos pedagógicos concretizar uma relação harmoniosa entre
crianças, professores, auxiliares e direção da escola envolvidas no sentido de
assegurar a qualidade de vida urbana e de ambientes por onde venham a transitar
pessoas e veículos.
Construir o conhecimento dos
princípios essenciais de segurança no trânsito com educandos, educadores e a
comunidade escolar, conscientizando-os sobre a importância de manterem as suas
integridades físicas e a de seus semelhantes, quando estiverem utilizando as
vias públicas, torna-se imprescindível nos dias de hoje.
É dentro desses propósitos que este
projeto será desenvolvido.
3. Objetivo geral:
Educar para o trânsito por meio da obtenção do
conhecimento de temas relativos aos problemas que envolvem a relação do homem
com o trânsito.
4. Culminância do Projeto:
No dia 28/09/2012 todas as turmas
deverão brincar no pátio da escola – andar (a pé e/ de carrinho ou bicicleta ou
velocípede) por cima da pista desenhada, faixa de pedestre, conhecer algumas
faixas, dentre elas o semáforo, cantar a música ‘motorista olhe a pista ‘. Deve
ser utilizado o apito para chamar a atenção das crianças e ser contado numa
rodinha um conto que valoriza a vida no trânsito.
5. Avaliação
Se esses procedimentos aflorarem como um
conhecimento construído, é porque os objetivos foram alcançados. Em caso
contrário, deve-se verificar, com as crianças, que medidas devem ser tomadas
para que o conhecimento desses procedimentos seja construído. Neste caso, o
educador tem um papel primordial de ter em mãos todo o desenvolvimento das
etapas do projeto e verificar onde ocorreu a falha, e dela própria partir a
reconstrução do conhecimento. Aconselha-se que esta ação seja percebida no
momento e que não exista uma lacuna de tempo.
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