terça-feira, 26 de agosto de 2014

SEMANA DA DIVERSIDADE E INCLUSÃO 25/08 A 29/08

Pensar a diversidade e a inclusão é pensar a educação como ferramentas de transformação. A Declaração Universal dos Direitos Humanos diz que: "Somos todos diferentes, mas também somos iguais em direitos e dignidade".

Refletir sobre educação e diversidade na escola é colocar em pauta o processo de desenvolvimento humano integral e sobre a democratização do saber. Isso implica no desenvolvimento de um processo ensino-aprendizagem singular, crítico, dinâmico e desafiador, que considere as diferentes culturas, ritmos e níveis de desenvolvimento dos alunos e que promova efetivamente a inclusão social.

É neste contexto de “diferenças e diferentes” que a Secretaria da Educação do Estado do Ceará repensa sua estrutura para agregar, de forma mais contextualizada, os projetos especiais constituídos da Educação Ambiental, Educação Indígena, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Diversidade Étnico Racial, Diversidade Sexual, e assegurar as crianças, jovens e adultos, o direito a ter direitos e a aquisição de saberes para o exercício da cidadania.



quarta-feira, 20 de agosto de 2014

DICAS PARA ORGANIZAR A FORMATURA DO PRÉ ESCOLAR II


http://cantinhoalternativo.blogspot.com.br/2007/10/roteiro-para-formatura-de-edinfantil.html

DICAS PARA DECORAR A SALA DE AULA NA PRIMAVERA


Confeccione lindas flores para decorar a escola e sala de aula nesta primavera, detalhe, para a confecção da flor utilize caixas de ovos vazias.


PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CMEI CANTINHO DO SABER

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
DO CMEI CANTINHO DO SABER
Lei de Criação: Nº1.908, DE 5 DE JULHO DE 2012.

                        






PALMAS, FEVEREIRO DE 2014






ESTRUTURA DE GOVERNO




Carlos Franco Amastha
Prefeito Municipal de Palmas


Berenice de Fátima Barbosa Castro Freitas
Secretária Municipal da Educação

André Vitral
Secretária Executio da Educação


Judith Elisabeth de Freitas Dall’Agnol
Diretora da Educação Infantil


Lêda Lira Costa Barbosa
Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Cantinho do Saber









APRESENTAÇÃO

            O Projeto Político Pedagógico do Centro Municipal de Educação Infantil Cantinho do Saber foi elaborado com o objetivo de orientar os docentes quanto à sistematização no processo de ensino-aprendizagem que nortearão as ações deste CMEI em 2014, em suas dimensões: Pedagógicas, administrativa, financeira, jurídica e comunitária, às quais são indissociáveis, porque propiciam a vivência democrática necessária à participação de todos os membros da comunidade escolar.
O PPP não é nada mais que um referencial de qualidade necessário para a fundamentação pedagógica no trabalho executado na instituição. Nele estão inseridos o pensamento e a proposta de trabalho dos profissionais em resposta às necessidades e aspirações da comunidade. Por isso,  está fundamentado nos artigos 205 e 214 da Constituição Federal- 1988, pela LDB 9.394/96, pela Lei nº. 8.069/90(ECA), pela Lei nº. 1.445/06(PCCR) e pelo Regimento Municipal – Portaria 12/01/2004 assegurado pela Lei de criação nº.664/98 e através desses embasamentos traça todos os seus fundamentos pedagógicos.
Com o compromisso voltado para o desenvolvimento integral das crianças, respeitando-as em suas diferenças culturais e sociais, fortalecendo uma parceria atuante com as famílias para que tenham um maior acompanhamento na educação de seus filhos. Sendo este também, um desafio trabalhar de forma coletiva, que busca a coerência entre o pensar e o fazer, de forma a assegurar um ensino de qualidade que favoreça a formação de cidadãos capazes de agir na transformação da sociedade.
Para isso, baseia-se na política educacional vigente, preconizada pelo Ministério da Educação e na contribuição de pensadores influentes tais como  Piaget (que fundamenta as fases do desenvolvimento mental da criança – adaptada por Emilia Ferreiro na alfabetização) e Vygotsky (que reconhece o educando como um ser ativo, que constrói progressivamente o seu saber através de atividades e interação com o meio social e destaca a influência do meio ambiente e da socialização para o desenvolvimento integral infantil.). Em uma abordagem construtivista e sócio-interacionista, para cuidar e educar, entendendo a criança como ser humano integral que interage com o seu meio social e em constante crescimento e desenvolvimento, tornando a nossa proposta  construtivista e sócio-interacionista da aprendizagem, cabendo aos nossos educadores a função de incentivar, viabilizar e mediar às situações - problemas e o desenvolvimento cognitivo das nossas crianças.
 Por isso este CMEI, propõe oferecer uma educação de qualidade, possibilitando aprendizagem pautada na ética e no respeito às individualidades. Para que tudo isso venha a se concretizar, este Projeto Pedagógico será o ponto de referência da equipe do CMEI Cantinho do Saber.

JUSTIFICATIVA

A intenção maior desse documento é retomar o exercício da discussão e conclusão coletiva, com vistas a direcionar todo o trabalho desenvolvido no CMEI, buscando alternativas para melhoria ao atendimento aos anseios da comunidade e o sucesso da aprendizagem de nossas crianças.
A escola tem primado por aspectos qualitativos, embora saibamos que muito ainda pode ser feito e queremos fazê-lo a curto, médio e longo prazo, com o intuito de construirmos nossa própria identidade. Por isso, determinamos características que tem se firmado e fortalecido nossas ações diárias. São elas: Qualidade de ensino, Respeito ao indivíduo, Criatividade, Inovação, Transparência e Auto- avaliação.

MISSÃO

Assegurar às crianças uma educação integral de qualidade, proporcionando um aprendizado significativo e lúdico, num ambiente criativo e inovador, que valorize suas competências e habilidades e os saberes das famílias, formando assim uma gestão democrática.

VISÃO DE FUTURO

Ser uma Instituição que ofereça um ensino de qualidade e um ambiente acolhedor para todos.

OBJETIVOS

A) Efetivar o processo de ensino e de aprendizagem
     Desenvolver atividades lúdicas para favorecer a elaboração do conhecimento;
     Proporcionar atividades coletivas que contribuam para o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, emocional e social da criança;
     Respeitar os educandos em suas diferenças e individualidades, repudiando qualquer ato de injustiça e discriminação;
     Valorizar o ambiente escolar, transformando-o em um local de alegria e felicidade, que alcance os desejos, sentimentos, vontades e criatividade das crianças, priorizando ações que formem sua autonomia.

B) Fortalecer a gestão escolar
     Possibilitar ao educador o momento de formação continuada, planejamento de suas ações e projetos, valorizando-os enquanto profissionais e seres humanos;
     Coordenar as atividades que envolvem a dimensão pedagógica do CMEI, verificando se a estrutura física está facilitando o processo de ensino e de aprendizagem;
     Dar suporte pedagógico e didático ao educador e educando;
     Atender à comunidade em suas necessidades com relação à criança;
     Organizar encontros com as famílias e a comunidade escolar, promovendo momentos de estudo, reflexão e reuniões de pais e mestres;
     Realizar prestação de contas e informar à comunidade escolar todas as ações, normas e procedimentos que dizem respeito ao trabalho deste CMEI;
     Manter a ambiência do espaço físico para que possa atender à necessidade dos educadores, educandos e portadores de necessidades educativas especiais;
     Valorizar os educadores (de todos os setores do CMEI) quanto ao seu papel social;
     Cumprir o Calendário Letivo.

C) Melhorar o as relações interpessoais da instituição
      Promover momentos de integração com a comunidade escolar e com os pais, ampliando vínculos afetividade, confiança e comunicação;
      Desenvolver eventos, festividades que proporcionam a integração dos alunos, família e comunidade escolar e através dos mesmos vivenciar as diferentes culturas;
      Buscar parcerias com outras instituições e outros profissionais para elevar a qualidade do nosso trabalho.

FUNDAMENTOS ÉTICO-POLÍTICOS

      A formação de valores é priorizada em nosso CMEI, sendo parte integrante do currículo e disseminada por todos os envolvidos no processo educativo. Dentre eles, citamos:
  • Cooperação: O companheirismo deve ser priorizado em todas as interações do trabalho coletivo na escola, pois se trata de uma forma de levar o grupo a expressar suas ideias, além de fortalecer as relações interpessoais.
  • Respeito mútuo: O respeito deve fazer parte de toda a prática na escola, seja à individualidade, às diferenças, às limitações e o ritmo de cada um. As crianças devem reconhecer suas identidades e valorizar as diferenças e a cooperação.
  • Responsabilidade: Cabe ao educador em parceria com a família orientar a criança a construir sua autonomia e ser responsável pelas suas atitudes, principalmente no que concerne à sua aprendizagem e atitudes de cooperação. Esse fator envolve também o profissional da Unidade Escolar, pois a responsabilidade ética com o trabalho é fundamental.
  • Saúde mental e física: Participar de atividades físicas que favoreçam a saúde.
  • Consciência ambiental: A Educação Ambiental deve permear toda a prática pedagógica, orientando desde a tenra infância sobre a preservação da natureza, a relação com o ambiente natura e social, a limpeza e organização dos ambientes, o respeito à vida das pessoas e a dos animais, como também valorizar atividades físicas que favoreçam a saúde mental e física.

Em consonância com essa proposta de uma  Gestão Democrática que incentiva e garanta a participação ativa dos sujeitos, a equipe escolar trabalha estabelecendo parcerias com agentes e programas externos, Pais e Comunidade, Polícia Comunitária, Unidade de Saúde da Família das quadras 712 e 806 Sul, Igrejas e comércio locais, Compra Direta, além de Programas Federais e Municipais: Escola Autônoma de Gestão Democrática, PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar e PDDE Interativo – Programa Dinheiro Direto na Escola.

FUNDAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

A proposta de trabalho do CMEI está voltada para uma educação contextualizada, respeitando sempre as etapas do desenvolvimento infantil. Busca-se facilitar o processo e organizar situações de aprendizagem, problematizando-as, para que a criança assimile e crie seu próprio contexto. Sendo o brincar um processo fundamental na Educação Infantil, pois favorece a elaboração do conhecimento por meio da articulação, o CMEI considera que a educação é ao mesmo tempo um processo individual e um processo social facilitado através das inter-relações, pois assim, a criança desenvolve sua própria inteligência adaptativa na elaboração do conhecimento.
O papel educativo proposto será o de estimular a capacidade de descobrir, produzir e criar, e não apenas de repetir. Respeita-se, portanto o tempo de aquisição das habilidades necessárias ao desenvolvimento da criança de acordo com seu talento e potencial.
Para se trabalhar os conteúdos de cuidado e educação de maneira contextualizada e o mais próximo de sua realidade vivencial, o trabalho pedagógico foi organizado da seguinte forma:

Planejamento Pedagógico: É o início de toda e qualquer atividade educativa, pois define objetivos, prioridades e estratégias a serem usadas durante o processo de aprendizagem, ajudando na intervenção e dispondo critérios a serem utilizados ou analisados. Ao planejar temos em mente o público alvo, suas competências e suas diferentes necessidades conforme a faixa etária.

 Estratégia de Trabalho: Os projetos de trabalho também chamados de pedagogia de projetos constituem uma ação pedagógica específica e planejada que dá sentido social e imediato às aprendizagens dos alunos. Tem como finalidade recriar o papel da escola, levando em conta as mudanças sociais e culturais que acontecem em cada época.

Organização dos Conteúdos Os conteúdos a serem trabalhados tem em vista a interação das áreas psicomotora, com a construção de conhecimento e atitudes, e com as características e especificidades do universo infantil. As dimensões motoras, cognitivas, afetivo-social e a formação de hábitos, juntas, compõem os conteúdos pedagógicos básicos próprios da faixa etária das crianças do CMEI. O modo como são organizados esses conteúdos, girando em torno de um tema, ou projeto, privilegiando sempre o contexto lúdico, reconhecem as crianças como seres únicos e capazes, que aprendem a aprender, a fazer, a ser e conviver consigo mesmos, com os outros e com o meio ambiente de maneira integrada e gradual. Nesta perspectiva, as brincadeiras, espontâneas ou dirigidas, o uso de materiais diversos, a música, o jogo, a dança, as diferentes formas de comunicação, de expressão, de criação e de movimento caracterizam as várias maneiras de estimular o desenvolvimento e as conquistas individuais e coletivas das crianças.

Organização das Atividades Pedagógicas: As atividades pedagógicas são organizadas de modo a seguir uma rotina que vai desde a chegada das crianças no CMEI até o momento de saída, quando seus pais/responsáveis retornam de sua jornada diária de trabalho. O cotidiano do CMEI Cantinho do Saber é composto de atividades que envolvem: Recepção e saída das crianças; Cuidado de higiene e repouso; Alimentação balanceada e adequada às diferentes faixas etárias e às necessidades da clientela; Atividades de recreação livre nas salas e no espaço externo; Atividades educativas dirigidas e parcialmente dirigidas, tanto nos espaços internos como externos utilizando materiais e locais apropriados para tal fim. O trabalho é vivenciado e experimentado pelas crianças, através da troca de experiências e da integração de todas as formas de linguagem (oral, corporal, musical e artística).
            Esses princípios possibilitam a expressão criativa e o questionamento para assim construir o conhecimento num contexto de compreensão muticultural, pautado na ética, na diversidade e nas regras de convivência social e ainda efetivar uma educação inclusiva conforme preconizam a LDB e o ECA.
As crianças da pré-escola, (quatro a cinco anos e onze meses) têm como foco principal a construção da identidade, a socialização e a importância da leitura e da escrita. O trabalho pedagógico busca favorecer o desenvolvimento da auto confiança, da auto estima, do conhecimento de si mesmo, de atitudes e valores necessários ao convívio social, da capacidade de expressão, bem como despertar, estimular e atender a curiosidade da criança quanto à leitura, a escrita, e a percepção de números de forma a saber:
     Estabelecer a relação de causa e efeito;
     Expressar suas ideias, sentimentos, necessidades, desejos a fim de enriquecer sua capacidade expressiva de forma a fazer-se entender e ser entendido;
     Ser capaz de distinguir diferenças e semelhanças, classificar e seriar;
     Estabelecer sua posição no espaço em relação a objetos e pessoas;
     Compreender a finalidade da leitura e da escrita;
     Adquirir a noção de quantidade de 1 a 10, ou mais;
     Saber somar e subtrair concretamente;
     Conhecer a importância do meio ambiente.

         A ação pedagógica concretiza-se pelos seguintes Eixos Norteadores:
  • Formação Pessoal e Social que favorecem, prioritariamente os processos de construção da identidade e autonomia das crianças.
  • Conhecimento de Mundo, que favorece a construção das diferentes linguagens e orienta a relação que os alunos estabelecem com os objetos de conhecimento:  Música, Artes Visuais, Movimento, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.
  Educação Especial: Nossa proposta curricular baseia-se na adequação de valores de ações que visam atender as necessidades particulares na aprendizagem destes educandos portadores de necessidades educativas especiais no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiência física, sensorial, mental ou múltipla, quer de características como altas habilidades, superdotação ou talentos, com vistas a assegurar o seu direito de inclusão social  que lhes são estabelecidos.

FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS

            Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral da criança, a Secretaria Municipal da Educação (SEMED), ancora sua proposta pedagógica para Educação Infantil, nas fases de desenvolvimento cognitivo da criança, desenvolvido pelo suíço Jean Piaget e adaptada para a alfabetização pela psicopedagoga Emília Ferreiro e na influencia do meio ambiente e da socialização para o desenvolvimento integral infantil proposto por Vygotsky. Referenciamos uma concepção construtivista e sócio-interacionista da aprendizagem pautada nos Parâmetro de Qualidade para a Educação Infantil, no Referencial Pedagógico do Município e nas Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Infantil e RCNEI.

AVALIAÇÃO
A avaliação é uma atitude constante em todo trabalho planejado. É a constatação da correspondência entre a proposta de trabalho e sua consecução. O processo avaliativo acontece de forma contínua e se expressa de duas formas: primeiro no que se refere à práxis pedagógica nos momentos de feedback com toda equipe escolar, acerca de ações metodológicas e reorientações sobre o fazer pedagógico; e, em segundo,  observação e registro do desenvolvimento acadêmico das crianças, tendo em vista habilidades específicas:
 Desenvolver a coordenação viso-motora, a motora ampla e a motora fina;
 Favorecer a percepção sensorial, auditiva, gustativa e tátil;
 Descobrir e conhecer o corpo, utilizando-o como meio de comunicação e expressão;
 Formar hábitos de higiene e de nutrição;
 Utilizar as linguagens oral, musical e plástica;
 Promover o contato com o meio ambiente;
 Estimular o contato social desenvolvendo vínculos afetivos;
 Desenvolver a autonomia.

PLANO DE AÇÃO GERAL DO CMEI

JUSTIFICATIVA
            A elaboração de um Plano de Ação para o CMEI Cantinho do Saber se justifica pela necessidade de integrar todas as dimensões pedagógica, financeira, administrativas e de pessoas para uma tomada de decisões embasadas no PPP, de forma a integrar a todos os envolvidos em prol da missão do CMEI.

DIAGNÓSTICO DAS FORÇAS E FRAQUEZAS

     O ambiente democrático e acolhedor;
     Autonomia quanto aos recursos financeiros e pedagógicos;
     Climatização das salas de aula;
     Organização dos planos anuais, bimestrais e quinzenais de trabalho;
     Um bom acompanhamento pedagógico e apoio aos projetos escolares;
     A boa imagem da gestora e da escola perante a sociedade;
     Reconhecimento profissional;
     Melhoria em relação à merenda escolar e material pedagógico;
     Atuação da Orientadora Educacional e das Supervisoras;
     Qualificação das professoras e compromisso com o trabalho;
     Atuação da secretária, coordenação de apoio e da financeira;
     Apoio da comunidade aos eventos e festividades com fins lucrativos;
     Qualidade na reprodução das atividades;
     Espaço adequado para o planejamento dos professores;

Aspectos a serem melhorados

  • Atuação insuficiente da equipe de limpeza;
     Grande acúmulo de cadastros não atendidos pelo SOCEI por falta de vagas;
     Insuficiência de espaço no local destinado ao setor administrativo (ANEXO);
     Utilização do espaço da secretaria como acesso de entrada e saída de pessoas ao pátio interno do CMEI (ANEXO);
     Insuficiência de recursos financeiros para gestão, no que se refere ao pagamento das contas de energia da sede e anexo;
     Falta de brinquedos e jogos para as crianças, em sala de aula (ANEXO);

METODOLOGIA DE TRABALHO

            O princípio norteador de toda trabalho da comunidade escolar será a cooperação, de forma que todos os setores sejam responsáveis pela garantia da interação e do diálogo permanente.

ORGANOGRAMA DO CMEI















MACRO PROJETOS DO CMEI

     Construindo Nossa Família: Com ações que enfatizam a Páscoa Solidária, o Dia das Mães, o Dia dos Pais, A Semana da Criança, o Dia da Família e o Natal.
     Alimentação, Higiene e Saúde
     O Fantástico Mundo da Leitura
     Brincando e Aprendendo no Cantinho do Arraiá
     Caça Talentos: desvendando o mundo das artes
     Eu Cuido do Meio Ambiente
     Trânsito Feliz: aprender a conviver com o trânsito

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Constituição Federal 1998.
ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, 2002.
PIAGET, Jean. A Construção do real da criança. Rio de Janeiro: Zahar/MEC, 1975a.
VEIGA, Ilma, Passos Alencar. Perspectivas para a reflexão em torno do Projeto Político Pedagógico. São Paulo: Papirus, 1998.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Leis e Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Referências Curriculares para Educação Infantil.
Regimento Escolar Municipal – Portaria nº. 16/01/2004, CME – Palmas-TO.