PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO
DO
CMEI CANTINHO DO SABER
Lei de Criação: Nº1.908, DE 5 DE JULHO DE
2012.
PALMAS,
FEVEREIRO DE 2014
ESTRUTURA
DE GOVERNO
Carlos
Franco Amastha
Prefeito
Municipal de Palmas
Berenice
de Fátima Barbosa Castro Freitas
Secretária
Municipal da Educação
André Vitral
Secretária
Executio da Educação
Judith
Elisabeth de Freitas Dall’Agnol
Diretora
da Educação Infantil
Lêda Lira Costa Barbosa
Diretora
do Centro Municipal de Educação Infantil Cantinho do Saber
APRESENTAÇÃO
O Projeto Político Pedagógico do
Centro Municipal de Educação Infantil Cantinho do Saber foi elaborado com o objetivo de orientar os
docentes quanto à sistematização no processo de ensino-aprendizagem que
nortearão as ações deste CMEI em 2014, em suas dimensões: Pedagógicas,
administrativa, financeira, jurídica e comunitária, às quais são indissociáveis,
porque propiciam a vivência democrática necessária à participação de todos os
membros da comunidade escolar.
O PPP não é nada mais que um referencial de qualidade necessário para a
fundamentação pedagógica no trabalho executado na instituição. Nele estão inseridos
o pensamento e a proposta de trabalho dos profissionais em resposta às
necessidades e aspirações da comunidade. Por isso, está fundamentado nos artigos 205 e
214 da Constituição Federal- 1988, pela LDB 9.394/96, pela Lei nº.
8.069/90(ECA), pela Lei nº. 1.445/06(PCCR) e pelo Regimento Municipal –
Portaria 12/01/2004 assegurado pela Lei de criação nº.664/98 e através desses
embasamentos traça todos os seus fundamentos pedagógicos.
Com o compromisso voltado para o desenvolvimento integral das
crianças, respeitando-as em suas diferenças culturais e sociais, fortalecendo
uma parceria atuante com as famílias para que tenham um maior acompanhamento na
educação de seus filhos. Sendo este também, um desafio trabalhar de forma
coletiva, que busca a coerência entre o pensar e o fazer, de forma a assegurar
um ensino de qualidade que favoreça a formação de cidadãos capazes de agir na
transformação da sociedade.
Para isso,
baseia-se na política educacional vigente, preconizada pelo Ministério da
Educação e na contribuição de pensadores influentes tais como Piaget (que fundamenta as fases do
desenvolvimento mental da criança – adaptada por Emilia Ferreiro na
alfabetização) e Vygotsky (que reconhece o educando como um ser ativo,
que constrói progressivamente o seu saber através de atividades e interação com
o meio social e destaca a
influência do meio ambiente e da socialização para o desenvolvimento integral
infantil.). Em uma abordagem construtivista
e sócio-interacionista, para cuidar e educar, entendendo a criança como ser humano
integral que interage com o seu meio social e em constante crescimento e
desenvolvimento, tornando a nossa proposta construtivista e sócio-interacionista da
aprendizagem, cabendo aos nossos educadores a função de incentivar, viabilizar
e mediar às situações - problemas e o desenvolvimento cognitivo das nossas
crianças.
Por isso este
CMEI, propõe oferecer uma educação de qualidade, possibilitando aprendizagem
pautada na ética e no respeito às individualidades. Para que tudo isso venha a
se concretizar, este Projeto Pedagógico será o ponto de referência da equipe do
CMEI Cantinho do Saber.
JUSTIFICATIVA
A intenção maior desse documento é retomar o exercício da discussão e
conclusão coletiva, com vistas a direcionar todo o trabalho desenvolvido no
CMEI, buscando alternativas para melhoria ao atendimento aos anseios da
comunidade e o sucesso da aprendizagem de nossas crianças.
A escola tem primado por aspectos qualitativos,
embora saibamos que muito ainda pode ser feito e queremos fazê-lo a curto,
médio e longo prazo, com o intuito de construirmos nossa própria identidade.
Por isso, determinamos características que tem se firmado e fortalecido nossas
ações diárias. São elas: Qualidade de
ensino, Respeito ao indivíduo, Criatividade, Inovação, Transparência e Auto-
avaliação.
MISSÃO
Assegurar às crianças uma educação integral
de qualidade, proporcionando um aprendizado significativo e lúdico, num
ambiente criativo e inovador, que valorize suas competências e habilidades e os
saberes das famílias, formando assim uma gestão democrática.
VISÃO DE
FUTURO
Ser uma Instituição que ofereça um ensino de qualidade e um ambiente
acolhedor para todos.
OBJETIVOS
A) Efetivar o processo de ensino e de aprendizagem
●
Desenvolver atividades
lúdicas para favorecer a elaboração do conhecimento;
●
Proporcionar
atividades coletivas que contribuam para o desenvolvimento cognitivo, físico,
afetivo, emocional e social da criança;
●
Respeitar os educandos
em suas diferenças e individualidades, repudiando qualquer ato de injustiça e
discriminação;
●
Valorizar o ambiente
escolar, transformando-o em um local de alegria e felicidade, que alcance os
desejos, sentimentos, vontades e criatividade das crianças, priorizando ações
que formem sua autonomia.
B) Fortalecer a
gestão escolar
●
Possibilitar ao
educador o momento de formação continuada, planejamento de suas ações e
projetos, valorizando-os enquanto profissionais e seres humanos;
●
Coordenar as
atividades que envolvem a dimensão pedagógica do CMEI, verificando se a
estrutura física está facilitando o processo de ensino e de aprendizagem;
●
Dar suporte pedagógico
e didático ao educador e educando;
●
Atender à comunidade
em suas necessidades com relação à criança;
●
Organizar encontros
com as famílias e a comunidade escolar, promovendo momentos de estudo, reflexão
e reuniões de pais e mestres;
●
Realizar prestação de
contas e informar à comunidade escolar todas as ações, normas e procedimentos
que dizem respeito ao trabalho deste CMEI;
●
Manter a ambiência do
espaço físico para que possa atender à necessidade dos educadores, educandos e
portadores de necessidades educativas especiais;
●
Valorizar os
educadores (de todos os setores do CMEI) quanto ao seu papel social;
●
Cumprir o Calendário
Letivo.
C) Melhorar o as
relações interpessoais da instituição
● Promover momentos de integração com a comunidade escolar e
com os pais, ampliando vínculos afetividade, confiança e comunicação;
● Desenvolver eventos, festividades que proporcionam a
integração dos alunos, família e comunidade escolar e através dos mesmos
vivenciar as diferentes culturas;
● Buscar parcerias com outras instituições e outros
profissionais para elevar a qualidade do nosso trabalho.
FUNDAMENTOS
ÉTICO-POLÍTICOS
A formação de valores é priorizada em nosso CMEI , sendo parte
integrante do currículo e disseminada por todos os envolvidos no processo
educativo. Dentre eles, citamos:
- Cooperação:
O companheirismo deve ser priorizado em todas as interações do trabalho
coletivo na escola, pois se trata de uma forma de levar o grupo a
expressar suas ideias, além de fortalecer as relações interpessoais.
- Respeito
mútuo: O respeito deve fazer parte de toda a prática na escola, seja à
individualidade, às diferenças, às limitações e o ritmo de cada um. As
crianças devem reconhecer suas identidades e valorizar as diferenças e a
cooperação.
- Responsabilidade:
Cabe ao educador em parceria com a família orientar a criança a construir
sua autonomia e ser responsável pelas suas atitudes, principalmente no que
concerne à sua aprendizagem e atitudes de cooperação. Esse fator envolve
também o profissional da Unidade Escolar, pois a responsabilidade ética
com o trabalho é fundamental.
- Saúde
mental e física: Participar de atividades físicas que favoreçam a
saúde.
- Consciência
ambiental: A Educação Ambiental deve permear toda a prática
pedagógica, orientando desde a tenra infância sobre a preservação da
natureza, a relação com o ambiente natura e social, a limpeza e
organização dos ambientes, o respeito à vida das pessoas e a dos animais,
como também valorizar atividades físicas que favoreçam a saúde mental e
física.
Em consonância com essa proposta de uma Gestão Democrática que incentiva e garanta a
participação ativa dos sujeitos, a equipe escolar trabalha estabelecendo
parcerias com agentes e programas externos, Pais e Comunidade, Polícia
Comunitária, Unidade de Saúde da Família das quadras 712 e 806 Sul, Igrejas e
comércio locais, Compra Direta, além de Programas Federais e Municipais: Escola
Autônoma de Gestão Democrática, PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar
e PDDE Interativo – Programa Dinheiro Direto na Escola.
FUNDAMENTOS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
A proposta de trabalho do CMEI
está voltada para uma educação contextualizada,
respeitando sempre as etapas do desenvolvimento infantil. Busca-se facilitar o
processo e organizar situações de aprendizagem, problematizando-as, para que a
criança assimile e crie seu próprio contexto. Sendo o brincar um
processo fundamental na Educação Infantil, pois favorece a elaboração do
conhecimento por meio da articulação, o CMEI considera que a educação é ao mesmo tempo um processo individual e
um processo social facilitado através das inter-relações, pois assim, a criança
desenvolve sua própria inteligência adaptativa na elaboração do conhecimento.
O papel educativo proposto
será o de estimular a capacidade de
descobrir, produzir e criar, e não apenas de repetir. Respeita-se, portanto
o tempo de aquisição das habilidades necessárias ao desenvolvimento da criança
de acordo com seu talento e potencial.
Para se trabalhar os conteúdos
de cuidado e educação de maneira contextualizada e o mais próximo de sua
realidade vivencial, o trabalho pedagógico foi organizado da seguinte forma:
Planejamento
Pedagógico: É
o início de toda e qualquer atividade educativa, pois define objetivos, prioridades e estratégias a
serem usadas durante o processo de aprendizagem, ajudando na intervenção e
dispondo critérios a serem utilizados ou analisados. Ao planejar temos em mente
o público alvo, suas competências e suas diferentes necessidades conforme a
faixa etária.
Estratégia de Trabalho: Os projetos de trabalho também chamados de
pedagogia
de projetos constituem uma ação pedagógica específica e planejada que
dá sentido social e imediato às aprendizagens dos alunos. Tem como finalidade recriar o papel da escola, levando em
conta as mudanças sociais e culturais que acontecem em cada época.
Organização dos Conteúdos Os conteúdos a
serem trabalhados tem em vista a
interação das áreas psicomotora, com a construção de conhecimento e atitudes, e
com as características e especificidades do universo infantil. As dimensões
motoras, cognitivas, afetivo-social e a formação de hábitos, juntas, compõem os
conteúdos pedagógicos básicos próprios da faixa etária das crianças do CMEI.
O modo como são organizados esses conteúdos, girando em torno de um tema,
ou projeto, privilegiando sempre o contexto lúdico, reconhecem as crianças como
seres únicos e capazes, que aprendem a aprender, a fazer, a ser e conviver
consigo mesmos, com os outros e com o meio ambiente de maneira integrada e
gradual. Nesta
perspectiva, as brincadeiras, espontâneas ou dirigidas, o uso de materiais
diversos, a música, o jogo, a dança, as diferentes formas de comunicação, de
expressão, de criação e de movimento caracterizam as várias maneiras de
estimular o desenvolvimento e as conquistas individuais e coletivas das
crianças.
Organização das Atividades
Pedagógicas: As atividades pedagógicas são organizadas de modo a seguir uma rotina que
vai desde a chegada das crianças no CMEI até o momento de saída, quando seus
pais/responsáveis retornam de sua jornada diária de trabalho. O cotidiano do
CMEI Cantinho do Saber é composto de atividades que envolvem: Recepção e saída
das crianças; Cuidado de higiene e repouso; Alimentação balanceada e adequada às
diferentes faixas etárias e às necessidades da clientela; Atividades de recreação livre nas salas e no espaço externo; Atividades
educativas dirigidas e parcialmente dirigidas, tanto nos espaços internos como
externos utilizando materiais e locais apropriados para tal fim. O
trabalho é vivenciado e experimentado pelas crianças, através da troca de
experiências e da integração de todas as formas de linguagem (oral, corporal,
musical e artística).
Esses princípios possibilitam a
expressão criativa e o questionamento para assim construir o conhecimento num
contexto de compreensão muticultural, pautado na ética, na diversidade e nas
regras de convivência social e ainda efetivar uma educação inclusiva conforme
preconizam a LDB e o ECA.
As crianças da pré-escola, (quatro a cinco anos e onze meses) têm como
foco principal a construção da identidade, a socialização e a importância da
leitura e da escrita. O trabalho pedagógico busca favorecer o desenvolvimento
da auto confiança, da auto estima, do conhecimento de si mesmo, de atitudes e
valores necessários ao convívio social, da capacidade de expressão, bem como
despertar, estimular e atender a curiosidade da criança quanto à leitura, a
escrita, e a percepção de números de forma a saber:
■
Estabelecer a relação de causa e efeito;
■
Expressar suas ideias, sentimentos,
necessidades, desejos a fim de enriquecer sua capacidade expressiva de forma a
fazer-se entender e ser entendido;
■
Ser capaz de distinguir diferenças e
semelhanças, classificar e seriar;
■
Estabelecer sua posição no espaço em relação a
objetos e pessoas;
■
Compreender a finalidade da leitura e da
escrita;
■
Adquirir a noção de quantidade de 1 a 10, ou
mais;
■
Saber somar e subtrair concretamente;
■
Conhecer a importância do meio ambiente.
A ação pedagógica concretiza-se
pelos seguintes Eixos Norteadores:
- Formação Pessoal e Social que
favorecem, prioritariamente os processos de construção da identidade e
autonomia das crianças.
- Conhecimento de Mundo, que favorece a
construção das diferentes linguagens e orienta a relação que os alunos
estabelecem com os objetos de conhecimento: Música, Artes Visuais, Movimento, Linguagem
Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.
Educação Especial: Nossa proposta
curricular baseia-se na adequação de valores de ações que visam atender as
necessidades particulares na aprendizagem destes educandos portadores de necessidades
educativas especiais no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiência
física, sensorial, mental ou múltipla, quer de características como altas
habilidades, superdotação ou talentos, com vistas a assegurar o seu direito de
inclusão social que lhes são
estabelecidos.
FUNDAMENTOS
EPISTEMOLÓGICOS
Com o objetivo de proporcionar o
desenvolvimento integral da criança, a Secretaria Municipal da Educação
(SEMED), ancora sua proposta pedagógica para Educação Infantil, nas fases de
desenvolvimento cognitivo da criança, desenvolvido pelo suíço Jean Piaget e
adaptada para a alfabetização pela psicopedagoga Emília Ferreiro e na
influencia do meio ambiente e da socialização para o desenvolvimento integral
infantil proposto por Vygotsky. Referenciamos uma concepção construtivista e
sócio-interacionista da aprendizagem pautada nos Parâmetro de Qualidade para a
Educação Infantil, no Referencial Pedagógico do Município e nas Diretrizes
Curriculares Nacional para a Educação Infantil e RCNEI.
AVALIAÇÃO
A
avaliação é uma atitude constante em todo trabalho planejado. É a constatação
da correspondência entre a proposta de trabalho e sua consecução. O processo
avaliativo acontece de forma contínua e se expressa de duas formas: primeiro no
que se refere à práxis pedagógica nos momentos de feedback com toda equipe
escolar, acerca de ações metodológicas e reorientações sobre o fazer
pedagógico; e, em segundo, observação e
registro do desenvolvimento acadêmico das crianças, tendo em vista habilidades
específicas:
Desenvolver
a coordenação viso-motora, a motora ampla e a motora fina;
Favorecer
a percepção sensorial, auditiva, gustativa e tátil;
Descobrir
e conhecer o corpo, utilizando-o como meio de comunicação e expressão;
Formar
hábitos de higiene e de nutrição;
Utilizar
as linguagens oral, musical e plástica;
Promover o
contato com o meio ambiente;
Estimular
o contato social desenvolvendo vínculos afetivos;
Desenvolver
a autonomia.
PLANO
DE AÇÃO GERAL DO CMEI
JUSTIFICATIVA
A elaboração de um Plano de Ação
para o CMEI Cantinho do Saber se justifica pela necessidade de integrar todas
as dimensões pedagógica, financeira, administrativas e de pessoas para uma
tomada de decisões embasadas no PPP, de forma a integrar a todos os envolvidos
em prol da missão do CMEI.
DIAGNÓSTICO
DAS FORÇAS E FRAQUEZAS
●
O ambiente democrático e acolhedor;
●
Autonomia quanto aos recursos financeiros e
pedagógicos;
●
Climatização das salas de aula;
●
Organização dos planos anuais, bimestrais e
quinzenais de trabalho;
●
Um bom acompanhamento pedagógico e apoio aos
projetos escolares;
●
A boa imagem da gestora e da escola perante a
sociedade;
●
Reconhecimento profissional;
●
Melhoria em relação à merenda escolar e material
pedagógico;
●
Atuação da Orientadora Educacional e das
Supervisoras;
●
Qualificação das professoras e compromisso com o
trabalho;
●
Atuação da secretária, coordenação de apoio e da
financeira;
●
Apoio da comunidade aos eventos e festividades
com fins lucrativos;
●
Qualidade na reprodução das atividades;
●
Espaço adequado para o planejamento dos
professores;
Aspectos a serem melhorados
- Atuação insuficiente da equipe de limpeza;
●
Grande acúmulo de cadastros não atendidos pelo
SOCEI por falta de vagas;
●
Insuficiência de espaço no local destinado ao
setor administrativo (ANEXO);
●
Utilização do espaço da secretaria como acesso
de entrada e saída de pessoas ao pátio interno do CMEI (ANEXO);
●
Insuficiência de recursos financeiros para gestão,
no que se refere ao pagamento das contas de energia da sede e anexo;
●
Falta de brinquedos e jogos para as crianças, em
sala de aula (ANEXO);
METODOLOGIA
DE TRABALHO
O princípio norteador de toda
trabalho da comunidade escolar será a cooperação, de forma que todos os setores
sejam responsáveis pela garantia da interação e do diálogo permanente.
ORGANOGRAMA
DO CMEI
MACRO
PROJETOS DO CMEI
● Construindo
Nossa Família: Com ações que
enfatizam a Páscoa Solidária, o Dia das Mães, o Dia dos Pais, A Semana da
Criança, o Dia da Família e o Natal.
● Alimentação,
Higiene e Saúde
● O Fantástico
Mundo da Leitura
● Brincando e
Aprendendo no Cantinho do Arraiá
● Caça Talentos:
desvendando o mundo das artes
● Eu Cuido do Meio
Ambiente
● Trânsito Feliz:
aprender a conviver com o trânsito
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL.
Constituição Federal 1998.
ECA – Estatuto
da Criança e do Adolescente, 2002.
PIAGET, Jean. A
Construção do real da criança. Rio de Janeiro: Zahar/MEC, 1975a.
VEIGA, Ilma,
Passos Alencar. Perspectivas para a reflexão em torno do Projeto Político
Pedagógico. São Paulo: Papirus, 1998.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento
e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Leis e
Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Referências
Curriculares para Educação Infantil.
Regimento
Escolar Municipal – Portaria nº. 16/01/2004, CME – Palmas-TO.
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